16 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

NAROTZKY, Susana. A Europa em crise: economias populares e a viragem antropológica. []. , 16, 3, pp.627-638. ISSN 0873-6561.

O artigo propõe uma nova abordagem aos processos económicos, fundamentada no conhecimento antropológico. A gestão caótica da crise demonstra o fracasso do paradigma “económico” dominante. O momento atual exige uma metodologia nova e um enquadramento teórico completamente diferente. Está na altura de o conhecimento “Económico” se voltar para todo um universo de comportamento económico que é central na forma como as pessoas lidam com as suas e expectativas e necessidades materiais. Regressando às origens das aproximações antropológicas às práticas económicas, precisamos de observar e ouvir, temos de escutar o que as pessoas dizem com as suas ações e os seus discursos sobre as mesmas. Simultaneamente, devemos articular estas práticas e conceções com outras dimensões da ação e do significado, com outras lógicas.

: crise; economias populares; modo de subsistência; antropologia económica; instituições; crédito hipotecário de alto risco.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License