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Etnográfica

 ISSN 0873-6561

PRISTA, Marta Lalanda. Turismo e sentido de lugar em Óbidos: uma pousada como metáfora. []. , 17, 2, pp.369-392. ISSN 0873-6561.

^lpt^aOs estudos sobre o turismo tendem a centrar-se na mercadorização da cultura e nos encontros turísticos como práticas sociais que interagem com as economias e culturas dos destinos. Pesquisas realizadas na vila de Óbidos mostraram a necessidade de igualmente pensar o turismo na construção de um sentido de lugar. As perceções sociais sobre o património e o turismo fundem-se com as representações do passado em Óbidos. Esta construção é indissociável da constituição da cultura e história locais como enredo da produção do destino Óbidos, desde meados do século passado. Mas resulta também de um sentimento de exclusão social, hoje amplificado pela intensificação e profissionalização do turismo na vila. Perante novos atores e narrativas turísticas, uma parte significativa das populações de Óbidos convoca a autoridade de um património histórico e social e apropria-se dos discursos e práticas das elites como capital simbólico na construção do turismo como tradição local e prova da distinção cultural e social do lugar.^len^aTourism studies tend to focus on tourism encounters and commoditization of ­culture as social practices interplaying with destinations’ cultures and economies. A research carried out in the village of Óbidos showed the need to equally consider tourism in the construction of a sense of place. Heritage and tourism social perceptions intermix with representations of the past in Óbidos. This cannot be thought of outside the long-term production of local history and culture as the plots of Óbidos’ tourism. But it also has to be examined in light of the social exclusion awareness, amplified by today’s intensification and professionalization of the village’s tourism. Confronted with new tourism’ actors and narratives, a significant part of Óbidos’ population invokes the authority of social and historical heritage, and embrace elites’ representations and practices as a symbolic capital in the cultural and social distinction of place, and the construction of tourism as local tradition.

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