18 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

DYCK, Noel. Trabalhar as fronteiras: antropologia e multidisciplinaridade no Canadá. []. , 18, 2, pp.255-273. ISSN 0873-6561.

A interdisciplinaridade e a investigação colaborativa são fortemente valorizadas pelas entidades governamentais e administrativas no Canadá, o que levanta questões sobre os objetivos e efeitos de tais opções numa disciplina como a antropologia. Embora a antropologia canadiana tenha uma longa história de envolvimento em ações extradisciplinares, as condições que permitiram essas colaborações voluntárias estão a ser rapidamente substituídas por um conjunto bem diferente de normas e orientações. O artigo analisa as implicações do trabalho no interior das fronteiras disciplinares e para além delas na antropologia canadiana contemporânea, com referência especialmente aos campos dos estudos aborígenes e dos estudos sobre desporto e infância. O autor defende que a maneira mais eficaz de defender a antropologia contra o risco de marginalização ditado pela situação atual será distinguir rigorosamente a multidisciplinaridade da interdisciplinaridade e apostar na primeira, como meio que simultaneamente permite e requer a continuidade da articulação das práticas e objetivos próprios da antropologia.

: interdisciplinaridade; multidisciplinaridade; neoliberalismo; indigenismo; desporto; infância.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License