18 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

MITCHELL, Jon P.. Antropólogos com mau comportamento? O impacto e as políticas da avaliação numa época de prestação de contas. []. , 18, 2, pp.275-297. ISSN 0873-6561.

O artigo analisa como o financiamento das ciências sociais no Reino Unido passou a usar o “impacto” não académico como indicador da qualidade e do êxito da investigação social. O autor sugere que por detrás desta mudança está um conjunto de pressupostos silenciados sobre o que constitui o “bom” e o “mau” impacto, procurando problematizá-los. De modo provocatório, são apresentados três casos clássicos e controversos na antropologia, nos quais o impacto dos antropólogos sobre as sociedades em que trabalharam foi, na pior das hipóteses, repreensível, e na melhor, discutível. Estes casos - as controvérsias em torno de Darkness in El Dorado, o Human Terrain System e Fields of Wheat, Hills of Blood - são usados para demonstrar a dificuldade de avaliar o impacto como “bom” ou “mau” e os problemas enfrentados quando se tenta fazê-lo.

: impacto; quantificação; auditoria; neoliberalismo; avaliação do ensino superior; Reino Unido.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License