19 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

LUTZ, Catherine. O mercado do amor ao carro numa época de medo: abordagem antropológica à vida emocional de um mundo de automóveis. []. , 19, 3, pp.593-603. ISSN 0873-6561.

A vida emocional dos condutores e passageiros de automóveis nos Estados Unidos é complexa, sendo os afetos moldados pelo mercado, por um sistema de infraestruturas mais vasto, pela regulamentação, pelo risco e pelo lucro. A partir de uma pesquisa antropológica que envolveu condutores, compradores, promotores comerciais e pessoal de serviços de emergência, o texto identifica os contornos de uma economia política dos afetos relacionados com o automóvel nos Estados Unidos. Centra-se no encapsulamento emocional e no individualismo encorajados pela cultura automóvel, na reconfiguração do interior dos veículos como espaço político e comercial fortemente marcado pela emoção, e no medo do crime e dos acidentes que a promoção de mercado omite, mas do qual depende.

: automobilidade; emoções; economia política da mobilidade; encapsulamento; medo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License