20 1La expulsión de los niños: políticas migratorias, Estado y fronteras en Alemania 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

AKESSON, Lisa. Narrativas sobre São Tomé: memórias cabo-verdianas do trabalho contratado no império português. []. , 20, 1, pp.57-76. ISSN 0873-6561.

Na memória coletiva cabo-verdiana, a expedição de mão-de-obra contratada para São Tomé pelas autoridades coloniais portuguesas é associada à escravatura e ao sofrimento. O artigo justapõe a memória coletiva com a narrativa de um antigo trabalhador contratado, o senhor Fernando, que apresenta um retrato relativamente positivo dos anos passados em São Tomé. Por meio de uma discussão teórica sobre a memória individual e a memória coletiva, argumenta-se que o contraste entre essas narrativas se deve às diferenças entre as identidades por elas produzidas. A narrativa coletiva da sujeição e vitimização está historicamente enraizada na luta pela independência cabo-verdiana e no direito moral a uma identidade nacional autónoma. A história do senhor Fernando sobre o modo como se apropriou da sua situação, apesar de todas as dificuldades, convoca várias identidades sociais distintas, formando um repertório que lhe permite afirmar-se como agente em vez de vítima.

: memória; narrativa; trabalho contratado; Cabo Verde; colonialismo português; São Tomé.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License