21 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

GUPTA, Pamila. O corpóreo e o carnavalesco: a exposição de S. Francisco Xavier em 2004 e o consumo da história na Goa pós-colonial. []. , 21, 1, pp.107-124. ISSN 0873-6561.

Entrar em Velha Goa (Old Goa) durante a exposição das “relíquias sagradas” de S. Francisco Xavier em 2004 significa experienciar um mundo onde o corpóreo e o carnavalesco se unem. Trata-se de um espaço ritual e religioso onde o corpo do jesuíta missionário do século XVI, transformado em santo, adquire destaque: turistas e peregrinos esperam na mesma fila para “ver” o corpo de S. Francisco Xavier e “tocar” o seu túmulo de vidro; o legado colonial (português) de Goa é exibido para consumo público; serviços religiosos católicos e conferências sobre a biografia do missionário são realizados em diversas línguas a várias horas do dia; bancas improvisadas são montadas para vender numerosos objetos icónicos associados ao santo; é exposta a incerteza sobre o destino de S. Francisco Xavier. Neste artigo exploro estas várias dimensões desta exposição do santo patrono de Goa, sugerindo que os turistas e os peregrinos, ao participarem nestes atos fortemente ritualizados, simultaneamente transformam o espaço de Velha Goa, consomem o passado “português”, e passam a fazer parte de uma história em processo de construção, face à crescente fragilidade do corpo do jesuíta. Apesar de o artigo ser baseado numa pesquisa etnográfica conduzida em dezembro de 2004, os seus temas mantêm-se atuais, já que a última exposição de S. Francisco Xavier ocorreu em 2014-2015, prevendo-se que continue a realizar-se de dez em dez anos.

: Goa; Índia; S. Francisco Xavier; colonialismo português; jesuítas; turismo em Goa.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License