21 2Educación popular, educación tradicional: análisis etnográfico de un conflicto en un bachillerato popular 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

BENTO, Afonso de Castro. O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade. []. , 21, 2, pp.319-339. ISSN 0873-6561.

^lpt^aPartindo de um registo etnográfico realizado numa esquadra policial do concelho de Lisboa, este artigo pretende dar conta da forma como o programa Escola Segura está organizado e é executado pelos seus agentes no terreno. Será argumentado que atividades como ações de sensibilização ou demonstrações policiais - que têm como principal função a transmissão de normas e valores - não só desempenham um papel fundamental na definição do programa de um ponto de vista organizacional, como também constituem uma das formas mais concretas de materializar as ideias de prevenção e proximidade no contexto do policiamento português. Por sua vez, o acompanhamento da realização destas atividades revelou a importância do imaginário subjacente à ideia de comunidade para a forma como os agentes do programa Escola Segura atribuem sentido e legitimidade ao tipo de policiamento que protagonizam.^len^aBased on ethnographic fieldwork carried out in a Lisbon police station, this article puts forward an analysis of the “Safe School” program, focusing on the way it is organized and carried out by its police officers. It is argued that police activities such as safety lectures or police demonstrations - which aim at transmitting norms and values - not only play a fundamental role in defining the program from the point of view of its organization, but also give shape to the notions of crime prevention and proximity in the context of Portuguese policing. Additionally, the in-depth observation of these police activities revealed the importance of the idea of community to the way through which the “Safe School” program officers assign meaning and legitimacy to the kind of policing they carry out.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License