21 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

ARAUJO, Íris Morais. Osikirip: “especiais” karitiana e a familiarização com o não indígena. []. , 21, 3, pp.649-661. ISSN 0873-6561.

O objetivo deste artigo é examinar as afecções - os efeitos nos corpos em relação - mobilizadas pelos karitiana para compreenderem seus parentes “especiais” (osikirip). A formulação do grupo justifica a existência dos últimos pelo enfraquecimento de seus corpos, em resultado da adesão à comida não indígena. O consumo cotidiano desses alimentos (arroz, feijão, macarrão, charque, carne congelada, óleo, sal, café, açúcar, biscoitos e doces) deve ser entendido como um processo de familiarização, pelo qual os karitiana propõem aos não indígenas serem por eles adotados e, assim, protegidos de sua força predadora. O nexo com os não indígenas, por outro lado, permite que o grupo pleiteie tratamentos médicos e benefícios sociais específicos aos “especiais”, mesmo que as explicações para sua existência sejam discrepantes das oficiais.

: karitiana; osikirip (“especiais”); corpo; familiarização; políticas sociais; afecção.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License