22 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

BORGES, Vera. Arte colaborativa: uma observação localizada dos teatros e dos seus públicos. []. , 22, 2, pp.453-476. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.5655.

^lpt^aA abertura da arte e das suas estruturas às comunidades locais tem servido para um maior envolvimento dos públicos na cultura e nas decisões que sobre ela são tomadas. As atividades culturais e artísticas são hoje experienciadas como património da terra e representam muito trabalho colaborativo que está para lá das lógicas mais institucionalizadas de reconhecimento da cultura. Neste artigo analisamos três contextos de arte colaborativa e pretendemos extrair os sentidos daquilo que é localmente relevante para os indivíduos. O dinamismo das estruturas, dos artistas-diretores, das equipas e públicos, a sua ligação espontânea e informal, grande proximidade e envolvimento com os públicos merecem um trabalho de campo mais aturado. Procuramos desta forma interpretar as missões de cada estrutura e comunidade, tendo como compromisso a sua observação etnográfica. Esta é reveladora da diversidade de rotinas e ruturas dos quotidianos de trabalho artístico, práticas e interações colaborativas. Veremos que as estruturas que apelam à participação da população local oferecem ao público contextos de convivialidade que podem aumentar o bem-estar de um pequeno círculo de habitantes locais.^len^aThe opening of art and its structures to local communities has been helping to further the public’s involvement in culture and in the decisions made about it. Cultural and artistic activities are now experienced as local heritage and they represent a great deal of collaborative work that goes beyond the more institutionalized recognition logic of culture. In this article, we analyze three artistic contexts of collaborative art with the aim of extracting the meaning of what is locally relevant to these people. The dynamism of cultural structures, their artist-directors, teams and publics, their spontaneous and informal networks, proximity and involvement all warrant more in-depth fieldwork. Accordingly, we try to shed light on the missions of each structure and community by means of ethnographic observation. This reveals the diversity of routines and rupture in their day-to-day artistic work, practices and collaborative interactions. We see that the structures which call for the local population’s participation provide the public with contexts of conviviality which can enhance the well-being of a small circle of local inhabitants.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License