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Etnográfica

 ISSN 0873-6561

SCARAMUZZI, Igor. Arte de “arremedar”: atos de criação entre humanos e animais no Alto Trombetas (Pará, Brasil). []. , 23, 1, pp.69-86. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.6329.

^lpt^aEntre quilombolas do Alto rio Trombetas, Amazônia, norte do estado do Pará, o conjunto de artifícios usados nas atividades cinegéticas destinados a criar encontros com animais alvos da caça e da pesca é designado sob o termo “arremedar”. O “arremedar” ocorre tanto pela produção humana de movimentos e de sons ritmicamente e melodicamente semelhantes àqueles produzidos por animais, como também pela criação, por caçadores e pescadores, dos traços sensíveis dos habitats e das relações das espécies caçadas e pescadas com outros seres vivos. O presente artigo parte do “arremedar” para abordar como o conhecimento dos quilombolas ligado às esferas do meio ambiente, da percepção, da técnica e do comportamento dos seres vivos atua na configuração das relações entre humanos e animais que ocorrem no espectro das atividades cinegéticas. Pretende-se, por fim, abordar as formas de aprendizado do “arremedar” para elucidar as conexões do praticante com as relações que se dão entre seres vivos e ambientes nos contextos de ocorrência desta prática.^len^aAmong the Quilombolas of upper Trombetas river, in northern Pará state, arremedar is a set of devices used in hunting activities in order to create encounters with animals that are being chased in land or water. Arremedar includes not only the production of sounds rhythmically and melodically similar to those produced by animals, but also the creation by hunters and fishers of physical and sensible elements that are part of the habitats where these animals live and of its relations with other beings. In this article I argue that the notion of arremedar is part of a form of knowledge that acts in the constitution of human-animal relations. Arremedar, therefore, is associated to the environment and to perceptions, techniques and behaviors of different living beings. Finally, it is intended to address ways of learning how to arremedar to further elucidate the relationship between living beings and environments in the scope of processes and contexts in which this practice is employed.

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