23 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

RAPOSO, Otávio    ADERALDO, Guilhermo. Políticas públicas e produção artístico-cultural entre jovens das periferias de Lisboa e São Paulo. []. , 23, 1, pp.109-132. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.6395.

^lpt^aO artigo pretende debater alguns aspetos de dois modelos de política pública dirigidos a jovens de camadas sociais desfavorecidas, tomando como base o acompanhamento etnográfico das práticas de coletivos culturais das periferias de Lisboa (Portugal) e São Paulo (Brasil), os quais são beneficiários, respetivamente, dos programas “Escolhas” (PE) e “Valorização de Iniciativas Culturais” (VAI). Por meio da reconstituição de algumas das experiências dos nossos interlocutores em suas negociações com os poderes públicos, queremos analisar aspetos do impacto dessas políticas no fomento da capacidade associativa da juventude “periférica”, bem como conhecer as influências que exercem nas suas subjetividades e trajetórias de vida. Em particular, interrogamos os limites da “economia da cultura” como meio para contornar os processos de segregação e estigmatização, quando atreladas a conceções políticas que restringem a participação juvenil à execução de projetos e à busca de soluções para a chamada “questão social”.^len^aThe purpose of this article is to discuss some aspects of two models of public policies addressing young people from disadvantaged social classes, based on the ethnographic studies of cultural practices of collectives from Lisbon (Portugal) and São Paulo (Brazil) outskirts which are beneficiaries, respectively, of the public programs “Choices” (“Programa Escolhas,” PE) and “Valorization of Cultural Initiatives” (“Valorização de Iniciativas Culturais,” VAI). By making a reconstitution of some of the experiences of our interlocutors in their negotiation with public authority, we want to analyze aspects of the impact of these politics on the promotion of the associative capacity of “peripheral” youth, as well as to understand the influence they have on their subjectivities and life trajectories. In particular, we question the limits of “cultural economy” as a means to overcome segregation and stigmatization processes, namely when linked to political conceptions that narrow the participation of youngsters to the execution of projects and to a search for solutions to the so-called “social issues.”

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License