24 3Déménager et ménager l’autorité: les unités domestiques du Haut-Atlas en question 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

CORTADO, Thomas Jacques. Casas feitas de olhares: uma etnografia dos muros em um loteamento periférico do Rio de Janeiro. []. , 24, 3, pp.665-682. ISSN 0873-6561.

A etnografia de um loteamento periférico no Rio de Janeiro sugere que a construção de muros, em vez de significar um encolhimento da sociabilidade pública, afirma a presença constitutiva do outro na organização da vida privada. Em primeiro lugar, os muros (e as cercas) indicam que alguém está tomando conta do lugar, isto é, tornam público o compromisso prático da pessoa com o lugar. Em seguida, os muros (e os portões) dão liberdade e privacidade a cada família, revelando as tendências individualistas e coletivistas que atravessam as “configurações de casas”. Enfim, os muros (e as janelas) atuam dentro de uma “economia do olhar”: como bem mostra a crença no olho grande, os moradores procuram, através deles, controlar sua exposição ao olhar alheio, enquanto ficam de olho na rua. O artigo conclui defendendo uma abordagem propriamente etnográfica da distinção público-privado, voltada antes para o funcionamento dessa economia.

: loteamento periférico; arquitetura doméstica; público-privado; relações de propriedade; configuração de casas; olho grande.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License