25 2Cuando ellas cuentan: relaciones de género y narrativas históricas sobre una antigua propiedad rural 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

AYDOS, Valéria. Construindo o “bom trabalhador”: inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. []. , 25, 2, pp.289-314.   25--2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.9818.

^a

Neste texto, analisamos os processos de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, tendo como foco uma análise curricular pedagógica e o cotidiano de interações entre professores e aprendizes de um curso de capacitação para pessoas com deficiência intelectual e/ou psicossocial. Vemos que, pensando nos modelos de “trabalhador ideal” exigidos pelo mercado, os esforços pedagógicos destes cursos acabam por “moldar” essas pessoas a um padrão considerado “mais aceitável”. Um dos efeitos desta ação está na responsabilização do indivíduo pelo sucesso ou fracasso de sua experiência, o que deixa em segundo plano a necessidade de adaptação das empresas às suas especificidades. Assim, chamamos a atenção para as moralidades e racionalidades - com relação à deficiência, classe social e geração - implícitas nestes cursos e, principalmente, para a necessidade de incorporação de uma perspectiva voltada para o modelo social da deficiência nos processos de inclusão como um todo.

^lpt^a

In this paper, we analyse the processes of inclusion of people with disabilities in the labour market, focusing both on a pedagogical curricular analysis, and on the daily interaction between teachers and apprentices of a training course for people with intellectual and / or psychosocial disabilities. We argue that, thinking of the “ideal worker” models demanded by the labour market, the pedagogical efforts of these courses eventually “shape” these people to a standard considered “more acceptable”. One of the effects of this action is on the blame of the individual for the success or failure of their experience, which leaves in the second place the need of adapting the companies to their specificities. Thus, we highlight the moralities and rationalities - related to the disability, social class and generation - that are implicit in these courses and, call the attention mainly to the need to incorporate a perspective focused on the social model of disability in the inclusion processes as a whole.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )