25 2Memorias cercanas y memorias lejanas: de los relatos sobre la experiencia local de la violencia a la configuración de una narrativa conmemorativa en Colombia 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

ALMEIDA, Juliano Florczak. Quem faz gemer a terra? Notas sobre o cotidiano de uma pesquisa de emprego e desemprego. []. , 25, 2, pp.357-377.   25--2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.9736.

^a

Este trabalho apresenta uma etnografia de práticas das ciências humanas. Em uma experiência de autoantropologia, o autor busca seguir a trajetória de construção dos dados estatísticos da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA). Para tanto, utiliza-se de participação observante (pois, além de etnógrafo, é um dos etnografados), registrada em diário de campo, entrevistas com colegas e consulta a documentos que norteiam a pesquisa, especialmente manuais. Esses materiais sugerem que um dado estatístico é um coletivo, capaz de carregar todo um universo. Busca-se, então, refletir sobre a capacidade de agência das coisas que compõem esse universo. E, por fim, sobre a viabilidade de uma experiência de autoantropologia.

^lpt^a

This paper shows an ethnography of human sciences practices. In an autoanthropology experience, the author aims to follow the trajectory of construction of statistical data in the case of Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA). Therefore, the used methodology comprehends the observant participation (because the researcher is both ethnographer and member of the researched group), whose notes were registered in a field diary, interviews with workmates and analyses of PED’s documents, especially the manuals. These materials suggest statistical data is a collective that can carry a universe. This paper also reflects on the ability of agency of things that make up this universe. And about the viability of an autoanthropology experience.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )