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Etnográfica

 ISSN 0873-6561

MORAIS, Marília Caetano Rodrigues. Técnica e aprendizagem: a bykyrè e as esteiras Iny da Coleção William Lipkind (1938). []. , 25, 2, pp.541-554.   25--2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10524.

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Entre os Iny, povos indígenas do Brasil mais conhecidos na literatura etnográfica como Karajá, um dos artefatos mais presentes nas aldeias é a bykyrè, termo na língua Iny utilizado para se referir à esteira. No presente artigo, proponho refletir sobre como o estudo etnográfico da bykyrè, realizado junto a professores Iny, a partir de uma abordagem processual da técnica e da aprendizagem, pode contribuir para entender persistências e transformações da técnica de uma geração para a próxima; e qual o lugar do acervo de fotografias e documentos da Coleção Lipkind (1938) do Museu Nacional (UFRJ) nesse processo. Seguindo a indicação de Ingold (2000, 2012) em tentar trazer as esteiras de volta à vida, após o trágico incêndio que destruiu a coleção em 2018, argumento que, seja através de noções como as de imitação prestigiosa (Mauss 2003, 1948, 2010), participação periférica (Lave e Wenger 1991), habilitação (Ingold 2000) ou educação da atenção (Gibson 1979), entender como se dá a entrada da criança na produção da bykyrè e o lugar da Coleção Lipkind, passa por uma etnografia fina da bykyrè enquanto aprendizagem de um processo técnico e precisa estar fortemente enlaçada a uma etnografia da relação entre gerações.

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Among the Iny, indigenous peoples of Brazil best known in ethnographic literature as Karajá, one of the most present artifacts in the villages is a bykyrè, a term in the Iny language used to refer to mats. In this article, I propose to reflect on how the ethnographic study of bykyrè, conducted with Iny teachers, from a procedural approach of technique and of learning, can contribute to understanding persistences and transformations of technique from one generation to the next; and what is the place of the photographs and documents from the Lipkind Collection (1938) of the National Museum (UFRJ) in this process. Following the appointment of Ingold (2000, 2012) in trying to bring mats of Lipkind collection back to life, after the tragic fire that destroyed the collection in 2018, it is argued that understand how the child’s entry into the production of the bykyrè and the place of the Lipkind Collection, goes through a fine ethnography of the mats while learning a technical process and needs to be strongly linked to an ethnography of the relationship between different generations.

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