25 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

BAZZO, Juliane. Trabalho de campo multissituado e reflexividade em uma etnografia da agência da noção de bullying na contemporaneidade brasileira. []. , 25, 3, pp.587-609.   25--2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10582.

^a

Este artigo discute os aportes teórico-etnográficos empregados para contemplar a natureza multissituada de um estudo antropológico sobre a agência da noção de bullying no contexto brasileiro contemporâneo. Tal empreendimento caracterizou-se por hibridizar distintos contextos - educacional, estatal, científico, midiático e mercadológico -, em escalas micro, intermediárias e macro de pesquisa. Uma arquitetura investigativa nesses moldes não é dada de antemão, mas sim delineada no desenrolar de um percurso etnográfico no qual reflexividade surge maximizada, tendo em vista que o antropólogo não apenas precisa pensar seu objeto de estudo, mas simultaneamente analisar todo o tempo as fronteiras do seu trabalho de campo. Para ilustrar esse processo, o artigo narra eventos etnográficos por meio dos quais se foram estabelecendo, entre os diferentes contextos e escalas, vinculações de ordem holográfica e complexa, a um só tempo significativas à pesquisadora e a seus interlocutores para os fins da investigação.

^lpt^a

This article discusses the theoretical and ethnographic contributions employed to contemplate the multi-sited nature of an anthropological study on the agency of the bullying notion in the contemporary Brazilian context. Such enterprise was characterized by hybridizing different contexts - educational, governmental, scientific, media and market -, at micro, intermediate and macro scales of research. An investigative architecture along these lines is not given beforehand, but outlined in the course of an ethnographic journey in which reflexivity appears maximized, considering that the anthropologist not only needs to think about his object of study, but simultaneously analyze all the time the boundaries of his fieldwork. To illustrate this process, the article narrates ethnographic events through which holographic and complex links between the different contexts and scales have been established, at the same time significant to the researcher and her interlocutors for the purposes of the investigation.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )