25 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

ABREU, Marilande Martins. O trabalho de campo e suas perspectivas: encontros antropológicos entre pesquisadora e sacerdote no tambor de mina. []. , 25, 3, pp.611-631.   25--2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10704.

^a

O presente artigo se propõe refletir sobre o trabalho de campo e as relações entre a pesquisa na mina e o sacerdócio da mina. É fruto de dois textos sobre o tambor de mina do Maranhão escritos pela antropóloga Mundicarmo Rocha Ferretti e pelo pai-de-santo Euclides Pereira, um dos mais importantes líderes de cuidado e transmissão com as práticas de ancestralidade africana. Pretende-se compreender como esses dois escritos indicam formas do fazer antropológico que não se reduzem a troca de posições entre pesquisadora e sacerdote, mas dos diálogos que ambos, a partir de suas movimentações e posições, constroem nos textos, que ao invés de rivalizarem tornam-se expressões e experiências do tambor de mina possíveis de serem transformadas em escrita etnográfica do tambor de mina.

^lpt^a

The present article proposes to reflect on the fieldwork and the relations between the religious and afro-maranhense fields from two texts about the Maranhão Mine Drum (Tambor de Mina do Maranhão). It is intended to understand how these two writings indicate a possibility of changes of positions, in so far as the anthropologist’s text can be interpreted from the religious discourse, and the Mina priest’s text from the anthropological position.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )