25 3“El arte callejero no es delito”: procesos de politización de la cultura en la Ciudad de Buenos Aires, ArgentinaLa escena nostálgica neobakala: transformación y ritualización musical de la cultura juvenil bakala 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

CAMPOS, Ricardo; ABALOS JUNIOR, José Luís    RAPOSO, Otávio. Arte urbana, poderes públicos e desenvolvimento territorial: uma reflexão a partir de três estudos de caso. []. , 25, 3, pp.681-706.   25--2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10747.

^a

Este artigo surge a partir de diferentes pesquisas desenvolvidas recentemente pelos seus autores, que versam a arte urbana e a sua relação com a cidade contemporânea. De especial relevância é o enfoque conferido à articulação entre a arte urbana e os poderes públicos locais, naquilo que podemos definir como políticas para a arte urbana. Nas últimas duas décadas vem-se trilhando um caminho que aponta, precisamente, para um certo consenso relativamente ao papel e à importância da arte urbana, que passa por processos claros de legitimação e institucionalização. Neste artigo pretendemos debater estas questões a partir de pesquisas realizadas em contextos geográficos distintos. As pesquisas, de índole qualitativa e etnográfica, foram desenvolvidas nos últimos anos, centradas em empreendimentos emblemáticos desenvolvidos nas cidades de Lisboa e Loures (Portugal) e de Porto Alegre (Brasil). As conclusões revelam uma tendência para entender a arte urbana do ponto de vista estratégico e utilitário, considerada como um instrumento relevante para a produção da paisagem urbana.

^lpt^a

This article comes from different researches recently developed by its authors, which deal with urban art and its relationship with the contemporary city. Of particular relevance is the focus on the articulation between urban art and local public authorities in what we can define as policies for urban art. In the last two decades, a path has been taken that points precisely to a certain consensus regarding the role and importance of urban art, which goes through clear processes of legitimation and institutionalization. In this article we intend to discuss these issues from research carried out in different geographical contexts. The research, of qualitative and ethnographic nature, was developed in the last years, centered in emblematic urban art projects developed in the cities of Lisbon and Loures (Portugal) and Porto Alegre (Brazil). The conclusions reveal a tendency to understand urban art from a strategic and utilitarian point of view, considered as a relevant instrument for the production of the urban landscape.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )