25 3El género como catástrofe: performatividades religiosas y la emergencia de la “ideología de género” en Brasil 
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Etnográfica

 ISSN 0873-6561

FARIAS, Joana Silva de Araujo. Entre bonecas e parentes: uma reflexão sobre as ritxo(k)o karajá. []. , 25, 3, pp.771-794.   25--2021. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.10249.

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O presente artigo busca revisitar o tema das bonecas karajá a partir de extensa revisão da bibliografia e de minha experiência em campo. A intenção é articular duas discussões historicamente separadas nas pesquisas sobre os Karajá: os estudos sobre os objetos e as discussões sobre a produção da pessoa, parentesco e corpo. Defendo que as ritxo(k)o fazem parte das redes de relações de parentesco. A produção, a venda ou o presentear das peças ativa relações entre grupos de mulheres. Ao mesmo tempo, o ato de presentear as meninas pequenas com ritxo(k)o integra um conjunto de atos que constroem corpos aparentados, como os de avó e neta. As ritxo(k)o também são um modo de estabelecer relações com a alteridade dos brancos através do presente, da venda e da relação com pesquisadores. Com os benefícios adquiridos das relações com os brancos, os Karajá põem em movimento, novamente, a produção dos corpos aparentados, transformando dinheiro e bens materiais em comida e presentes para sua família. A alimentação, os cuidados diários, o uso dos termos corretos de parentesco e presentes, como as ritxo(k)o, mas também de bens industrializados, a troca de afetos, o aconselhamento, a proteção através da categoria de brotyré são parte das ações que garantem um processo bem-sucedido de parentesco.

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This article aims to revisit the theme of the karajá dolls reflecting upon a broad bibliography review and my field work. The goal is to articulate two historically separated discussions in Karajá’s research: the study on objects and the discussions about the personhood, kinship and body. I argue that the ritxo(k)o are part of the networks of kinship relationships. Their production, sale or gifting activates relationships between groups of women. At the same time, the act of gifting ritxo(k)o to small girls is part of a set of acts that builds kin-bodies, such as grandmother and granddaughter. The ritxo(k)o are also a way of establishing relationships with the alterity of white people, either through gifting, selling or by establishing a relationship with researchers. Using the benefits gained from these relationships, the Karajá set in motion, once again, the production of kin-bodies, turning money and material goods into food and gifts for their family. Food, daily care, use of the correct terms of kinship and gifts, such as ritxo(k)o, but also industrialized goods, the exchange of affections, advice, protection through the brotyré category are part of the actions that guarantee a successful kinship process.

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