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Etnográfica

 ISSN 0873-6561

ROVISCO, Eduarda. Tecer e colar Cabo Verde: “retratos do povo” no artesanato mindelense. []. , 26, 1, pp.233-256.   05--2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11495.

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Introduzida em Cabo Verde no final da década de 1970, a tapeçaria foi nacionalizada através dos desenhos dos cartões apelidados, no presente, “retratos do quotidiano do povo”. Estas imagens terão sido incorporadas em outros artefactos, como os quadros com colagens, tornando o artesanato um campo fecundo de análise sobre processos de construção visual deste país. Começando por recensear as principais linhas e pontos de inflexão do percurso da tapeçaria na Europa que propiciaram o seu advento em Cabo Verde, este artigo examina os desenhos patentes nas 46 tapeçarias e nos 282 quadros com colagens, expostos em novembro de 2019 nas lojas de souvenirs do Mindelo, apresentando um conjunto de hipóteses resultantes de um primeiro exercício de articulação entre estas imagens e os principais enunciados sobre a cabo-verdianidade.

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Introduced into Cape Verde in the late 1970s, tapestry was nationalised by the drawings of the cartoons, now called “portraits of the people’s day-to-day life”. These images have been incorporated into other artifacts such as pictures with collages, turning handicrafts into a fertile field of analysis regarding the country’s visual construction processes. Starting with a survey of the main lines and points of inflection of the evolution of tapestry in Europe that favoured its advent in Cape Verde, the present paper examines the drawings seen on the 46 tapestries and 282 pictures with collages exhibited in November 2019 in Mindelo’s souvenir shops, putting forward a set of hypotheses resulting from a first attempt at articulating these images and the leading propositions about the Cape Verdian identity.

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