26 1Cultural policies in Galicia: handicraft accreditation 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

BRITO, Thaís Fernanda Salves de. Do enfeite à festa: o uso do bordado como narrativa, ação e engajamento em duas festas tradicionais brasileiras. []. , 26, 1, pp.275-298.   05--2022. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.11564.

^a

A cultura dos bordados materializa um saber-fazer que tem atravessado séculos e lugares, revelando modelos de trabalho doméstico, ensinando perspectivas de gênero, atributos morais nas artes da criação e, em certos momentos, caminhos para ação política. Bordar é uma ornamentação nos tecidos a partir de linhas que trazem volumetria e cor, cujos riscos partem de um repertório amplo e criativo de técnicas e de usos que narram histórias, memórias, conhecimentos. Como parte deste extenso repertório, há uma modalidade específica de bordado: o richelieu. Este bordado é feito por uma espécie de jogo entre a volumetria das linhas sobre o tecido e dos recortes feitos nos tecidos, assemelhando-os às rendas. O bordado richelieu compõe uma longa tradição na transmissão do saber-fazer e nos modos de uso das peças e, para a cultura do bordado, assume papel de elegância, tradição e sofisticação. Contudo, um olhar mais atento pode nos conduzir a outras potências (inclusive, podem transcender o seu caráter ornamental). A presente investigação parte de um olhar comparativo para duas festas tradicionais do nordeste brasileiro, nas quais o bordado richelieu assume um lugar de destaque: a festa de Sant’Anna (Caicó, RN) e a festa de Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro, BA). Aparentemente inofensivos, no contexto dessas festas, esses bordados transpõem a noção de souvenirs, enfeites para a casa ou indumentária, conduzindo discursos, narrativas e posicionamentos políticos imprevisíveis.

^lpt^a

The culture of embroidery materializes a know-how that has crossed centuries and places, revealing models of domestic work, teaching gender perspectives, moral attributes in the arts of creation and, at certain moments, a political action approach. Embroidery is an ornamentation on textiles from threads that bring volumetry and colour, whose risks are taken from a wide and creative repertoire of techniques and uses that narrate stories, memories and knowledge. As part of this varied repertoire, there is a specific type of embroidery: richelieu. It is created through a sort of fusion between the volumetry of the threads on the textile and the cut-outs made in the fabric, resembling lace. Richelieu embroidery has a long tradition in the expertise transmission as well as in the use of the objects and, for the embroidery culture, it represents elegance, tradition and sophistication. However, a closer look can lead us to other potencies (transcending its ornamental character). The present investigation is based on a comparative study between two traditional festivals in northeastern Brazil in which richelieu embroidery takes a prominent place: the Festa de Sant’Anna (Caicó, RN) and the Festa de Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro, BA). Seemingly innocent, in the context of these festivals these embroideries transcend the notion of souvenirs, ornaments for the household or costume, leading to unpredictable discourses, narratives and political positions.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )