27 1Validez y legitimidad de las medicinas tradicionales americanas: el caso de la asociación Médicos Descalzos de Chinique, Guatemala 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

PEREIRA, Alexandre Barbosa. Onde estão as meninas? Questões para pesquisas sobre culturas juvenis hegemonicamente masculinas. []. , 27, 1, pp.51-71.   28--2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.12900.

A partir da questão sobre a ausência das meninas em pesquisas que se voltam para culturas juvenis hegemonicamente dominadas por rapazes, o artigo discute as possibilidades de articulação entre os campos de estudos de gênero e juventude. Para tal, além de retomar pesquisas empíricas do próprio autor, realiza-se uma meta-análise de revisão narrativa da literatura acadêmica no campo de estudos da juventude, principalmente de etnografias, que, de alguma forma, trabalharam em intersecção com questões de gênero. O objetivo é, com base na análise de estudos de culturas juvenis hegemonicamente masculinas, indagar as implicações, para a pesquisa e seus resultados finais, das especificidades do encontro entre as representações de sexo e gênero de quem pesquisa e de quem protagoniza as culturas juvenis estudadas.

: masculinidades hegemônicas; juventude; gênero; visibilidade feminina; etnografia.

        ·     · |     · ( pdf )