27 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

ABRANTES, Carla Susana Alem. Reunidos na universidade: projetos nacionais, alteridade e as mediações da antropologia. []. , 27, 1, pp.117-136.   28--2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.13140.

^a

O encontro de docentes com a diversidade cultural dos estudantes passou a ser uma experiência comum nas salas de aula a partir das políticas de democratização do acesso às universidades no Brasil nas primeiras décadas do século XXI. Este artigo apresenta “pontos de contato” com essa diversidade no contexto de uma instituição criada sob as orientações da cooperação internacional acadêmica Sul-Sul. Por meio da descrição de situações vividas em atividades docentes, procura-se uma reflexão sobre os processos de construção identitária promovidos por agenciamentos associados à formação de fronteiras étnicas e nacionais. A antropologia emerge como mediadora desse encontro no registro da vivência que articula teoria às situações pós-coloniais encontradas nas relações de ensino ao encontrar espaços-problema interdisciplinares, valores comuns no contexto de estruturas administrativas, bem como uma aproximação sensível com a história partilhada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

^lpt^a

The encounter of professors with cultural diversity has become a common experience in higher education institutions based on the policies of democratization of access to universities in Brazil in the first decades of the 21stcentury. This article presents “points of contact” with diversity in the context of an institution created under the guidelines of international South-South academic cooperation. Through the description of situations experienced in teaching activities, a reflection is sought on the processes of identity construction promoted by agencies associated with the formation of ethnic and national boundaries. Anthropology emerges as a mediator to this encounter in the record of the experience that articulates theory to the post-colonial situations found in teaching relationships, locating interdisciplinary problem-spaces, common values in the context of the administrative structures and a sensitive approach to the history shared by the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP).

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )