27 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

ESTEVENS, Ana    CARMO, André. Arte e cultura, hegemonia e resistência: uma leitura comparada de diferentes territórios de Lisboa. []. , 27, 1, pp.169-192.   28--2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.13259.

^a

Neste artigo, colocamos em destaque a importância da arte e da cultura enquanto elementos de transformação da cidade contemporânea. Adotando uma perspetiva urbana crítica, desenvolvemos trabalho de campo etnográfico entre 2018 e 2019, tendo como ponto de partida as ambivalências da arte e da cultura na transformação dos territórios. Olhamos para três territórios de Lisboa onde a relação entre a cidade e as artes se destaca: o Intendente, enquanto caso de referência de políticas públicas que transformaram um espaço decadente num espaço da moda; Marvila, enquanto antigo espaço industrial que tem passado por importantes mudanças; e a Colina de Santana, enquanto espaço projetado para o futuro, onde o património edificado, estruturas e eventos culturais e artísticos alavancam o processo de transformação. As evidências sugerem que Lisboa tem replicado o modelo urbano neoliberal predominante. Para além disso, a dinâmica social de resistência, apesar de ténue e, muitas vezes, impotente para alterar as dinâmicas hegemónicas, é uma importante força nos territórios. Os três casos apresentados permitem compreender o sentido da mudança socioterritorial, ficando clara a importância da presença de património edificado classificado, estruturas e eventos artísticos e culturais na valorização dos espaços, fomentando a sua mercantilização e contribuindo para a competitividade urbana.

^lpt^a

In this article, we highlight the importance of art and culture as elements of transformation in the contemporary city. Adopting a critical urban perspective, we developed ethnographic fieldwork between 2018 and 2019, taking as a starting point the ambivalences of art and culture in the transformation of territories. We look at three territories in Lisbon where the relationship between the city and the arts stands out: the Intendente, as a reference case of public policies that transformed a decadent space into a fashionable one; Marvila, as an old industrial space that has undergone important changes; and the hill of Santana, as a space designed for the future, where built heritage, structures and cultural and artistic events leverage the transformation process. Evidence suggests that Lisbon has replicated the prevailing neoliberal urban model. Furthermore, the social dynamics of resistance, although tenuous and often impotent to change hegemonic dynamics, is an important force in the territories. The three cases presented allow us to understand the direction of socio-territorial change, highlighting the importance of the presence of classified built heritage, structures and artistic and cultural events in valuing spaces, promoting their commodification and contributing to urban competitiveness.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )