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Economia Global e Gestão

 ISSN 0873-7444

PEDRO, Isabel; FILIPE, José António    REIS, Elizabeth. Factores determinantes da internacionalização das redes de «franchising» ibéricas. []. , 13, 1, pp.65-84. ISSN 0873-7444.

^lpt^aO franchising tem-se tornado, provavelmente, na força mais impulsionadora da globalização das empresas de serviços. Existem, contudo, poucos estudos empíricos que explicam a internacionalização dos sistemas de franchise. Com base nos trabalhos de investigação existentes, assim como na teoria da agência e na teoria do recurso, elaborámos um modelo teórico que validámos empiricamente. Este modelo incorpora de forma articulada variáveis internas e externas à empresa e variáveis motivacionais e procura explicar a tomada de decisão sobre a internacionalização por parte das empresas de franchising ibéricas. Podemos constatar, por um lado, que algumas variáveis internas como a «idade da rede», a «dimensão» e a «dispersão» são particularmente importantes para a internacionalização e são independentes do risco. Por outro lado, a variável interna «vínculo», as variáveis externas e as de motivação são também importantes e estão muito associadas ao factor risco.^len^aFranchising has become probably the main strength for the companies’ globalization in the services sector. However, there are not many empirical studies explaining the internationalization of franchising companies. If we take into account the research studies in this area and if we consider the Agency Theory and the Resource Theory, we can create a theoretical model that can be empirically tested. Our model includes several variables which are articulated, some internal and some external to the company, and it intends to explain why Iberian companies decide to go to foreign markets. Particularly, we can show that there are some important internal variables for internationalization (such as “age of network”, “dimension” and “dispersion”) and that they are independent of risk. Internal variable “bond” and external and motivational variables are also important. However, they are connected to the risk factor of internationalization.

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