serIII 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

FREITAS, Otília Maria da Silva; LOPES, Emanuel Ponciano Moreira; FIGUEIREDO, Maria do Céu Aguiar Barbiéri de    CUNHA, Octávio Luís Pais Ribeiro da. Efeitos da massagem no ganho ponderal do recém-nascido pré-termo. []. , serIII, 1, pp.39-52. ISSN 0874-0283.

Este estudo quase experimental do tipo pré teste pós teste com grupo de controlo homogéneos, de natureza quantitativo, avaliou os efeitos da massagem no recém-nascido pré-termo internado em unidades de cuidados intermédios neonatais a nível do ganho ponderal. A amostra foi constituída por 32 recém-nascidos pré-termo clinicamente estáveis e saudáveis, internados em unidades de cuidados intermédios neonatais portuguesas. Os recém-nascidos pré-termo foram distribuídos aleatoriamente para os grupos controlo e experimental, em número igual de dezasseis, e nas diversas variáveis basais os grupos não apresentaram diferenças estatisticamente significativas, obtendo-se assim grupos equivalentes. O grupo experimental apresentou em média 30,11 semanas de gestação, 1,326 kg de peso ao nascer e 20,44 dias de duração do internamento na unidade de cuidados intermédios. O grupo de controlo apresentou em média 30,94 semanas de gestação, 1,409 kg de peso ao nascer e 17,81 dias de duração do internamento na unidade de cuidados intermédios. Durante o estudo os grupos receberam o mesmo padrão de cuidados neonatais à excepção do grupo experimental que recebeu a massagem. A massagem administrada foi a de Field utilizada no Touch Research Institute, durante cinco dias consecutivos em três períodos diários. Para avaliar o efeito da massagem sobre o ganho ponderal pesaram-se diariamente os recém-nascidos pré-termo nas mesmas condições e demonstrou-se que os recém-nascidos pré-termo massajados apresentaram em média um ganho ponderal diário superior em 45% comparativamente ao grupo de controlo.

: massagem; recém-nascido; pré-termo; ganho ponderal.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License