serIII 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SANTOS, Mónica    GOMES, Cláudia. Fiabilidade da medição da Tensão Arterial: revisão teórica. []. , serIII, 1, pp.119-124. ISSN 0874-0283.

A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde pública mais importantes, sobretudo nos países desenvolvidos. É razoavelmente comum, facilmente diagnosticada e tem prognóstico reservado quando não tratada. Efectuou-se a pesquisa através das bases de dados EBSCO (Academic Search Premier, Sport diskus e a Medline), utilizando as palavras/ expressões- chave: “validation, accuracy, blood pressure measurement, reproducibility, sphygmomanometer, mercury, oscillometer e dinamap”. Os critérios de selecção basearam-se na pertinência, metodologia e data mais recente de elaboração. O instrumento considerado gold standart é o Esfigmomanómetro (EM); contudo, o mercúrio é tóxico para o ambiente, pelo que surgiu a necessidade da sua substituição por instrumentos com outra tecnologia. Além disso, acredita-se que 50% dos EM não estão em condições de serem utilizados. Braçadeiras menores que o desejável sobrestimam a Tensão Arterial (TA). Acredita-se também que 23% dos profissionais de saúde nunca tenham calibrado os seus instrumentos e que 40% não se recorde da data em que o fez; em 2/3 tal procedimento tinha ocorrido há mais de um ano, apesar de ser simples e pouco dispendioso. Recomenda-se uma calibração anual.

: validade; fidelidade; determinação da pressão arterial; esfigmomanómetro.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License