serIII 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SILVA, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da; TANJI, Suzelaine; SANTOS, Neiva Maria Picinini    VIANA, Ligia de Oliveira. Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes. []. , serIII, 2, pp.35-43. ISSN 0874-0283.

^lpt^aO objeto do estudo aborda a formação dos estudantes de graduação em enfermagem tendo os cenários de aprendizagem/cuidado como mantenedores de práticas pedagógicas que promovam experiências e habilidades para a sustentabilidade ambiental. O objetivo é identificar como as palavras e desenhos emitidos pelos estudantes em cenários de aprendizagem têm contribuindo para a formação de uma consciência ambiental fortalecendo-os para a profissão de enfermagem. Estudo realizado numa perspectiva qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira no curso de graduação em enfermagem. Os sujeitos foram 41 estudantes do 1º período. A coleta de dados aconteceu em Maio/2009, mediante um questionário com perguntas abertas. Os dados foram analisados e descritos em unidades temáticas: a teoria-prática-humanização permite formar uma consciência ambiental; a experiência-habilidade articulada a práticas pedagógicas promove a sustentabilidade ambiental; o social apreendido e trabalhado como cenário de aprendizagem-ambiente de cuidado, fortalece os estudantes de enfermagem. A consciência social pode construir um mundo melhor.^len^aThe object of the study was the formation of graduating students of nursing having scenarios of well-taken care of learning/care which would serve as practical maintainers of a pedagogy that promotes experiences and skills for a sustainable environment. The objective was to identify the words and drawings produced by students in learning scenarios which contribute to the formation of an environmental awareness that would equip them for the nursing profession. The study was carried out from a qualitative perspective in a graduate nursing course in a Brazilian Institution of Higher Education. The participants were 41 students in the 1º period. Data collection took place in May 2009, by means of a single questionnaire with open questions. The data were analyzed and described in thematic units: theory-practice/humanization allows the formation of environmental awareness; experience-skills articulated with pedagogical practice promotes a sustainable environment; the social aspect was learned and worked as a learning-environment of care scenario and strengthened the nursing students. A social conscience can construct a better world.^les^aEl objeto del estudio cubre la formación de los estudiantes de postgrado en enfermería teniendo los escenarios de aprendizaje/cuidado como como mantenedores de prácticas educativas que promueven experiencias y habilidades para la sostenibilidad del medio ambiente. El objetivo es identificar cómo palabras y dibujos emitidos por los estudiantes en escenarios de aprendizaje están contribuyendo a la formación de un fortalecimiento de la conciencia ambiental a la profesión de enfermería. Un estudio cualitativo se llevó a cabo en una institución brasileña de educación superior en la licenciatura en enfermería. Los sujetos fueron 41 estudiantes de 1er período. La recopilación de datos tuvo lugar en Mayo de 2009, a través de un cuestionario con preguntas abiertas.Los datos fueron analizados y descritos en unidades temáticas: la humanización de la teoría práctica permite formar una conciencia ambiental; la experiencia-habilidad articuladas con las prácticas pedagógicas promueven la sostenibilidad del medio ambiente; lo social aprehendido y trabajado como escenario de aprendizaje-ambiente de cuidado fortalecen a los estudiantes de enfermería. La conciencia social puede construir un mundo mejor.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License