serIII 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

ALMEIDA, Ricardo Alexandre Rebelo de; ABREU, Cidalina da Conceição Ferreira de    MENDES, Aida Maria de Oliveira Cruz. Quedas em doentes hospitalizados: contributos para uma prática baseada na prevenção. []. , serIII, 2, pp.163-172. ISSN 0874-0283.

As quedas surgem como os acidentes mais documentados no hospital, assumindo particular destaque pelas consequências individuais que originam e pelo aumento do tempo de internamento, ampliando custos económicos e sociais. O objectivo deste artigo é contribuir para uma maior compreensão do fenómeno da queda, sensibilizando os enfermeiros para o seu estudo e incorporação nas práticas de cuidados, através da análise e caracterização do fenómeno da queda, procurando na literatura científica contributos para a sua melhor compreensão e desenvolvimento de estratégias de actuação/prevenção. Foi realizada uma revisão da literatura, com pesquisa em bases de dados (B-on e EBSCO-host) e no acervo bibliográfico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Na literatura científica a queda surge como evento multifactorial de causas individuais ou ambientais. Embora a investigação desenvolvida nesta área destaque alguns factores de risco, estes são eminentemente contextuais e relacionados com características específicas das pessoas. Assim, a avaliação do risco individual, a determinação de factores de risco e a constituição de protocolos de intervenção, surgem como medidas eficazes de prevenção. Os enfermeiros são profissionais de eleição na promoção da segurança do utente, desenvolvendo/utilizando instrumentos de avaliação do risco e implementando medidas de prevenção, baseadas na evidência científica e suportados em formação continuada.

: acidentes por quedas; risco; segurança; doente.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License