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Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

NUNES, Emanuelle Caires Dias Araújo; SILVA, Luzia Wilma Santana da; OLIVEIRA, Jerônimo Moreira de    OLIVEIRA, Palmira da Conceição Martins de. Refletindo o ‘Transpessoal’ humano - uma compreensão multidisciplinar em transversalidade com o estado da arte de ser. []. , serIII, 2, pp.173-180. ISSN 0874-0283.

^lpt^aTrata-se de um estudo que teve como objectivo tecer reflexão teórica compreensiva e multidisciplinar da transpessoalidade capaz de subsidiar um cuidado multidimensional ao ser humano. Enquadra-se em artigo teórico multidisciplinar desenvolvido a partir de referenciais de enfermagem, sociologia e psicologia com contribuições de outras ciências em transversalidade com o estado da arte. Os dados para revisão de literatura foram coletados a partir da Biblioteca Virtual de Saúde (LILACS, SciELO e MEDLINE) e SCOPUS com o descritor: transpessoal. Emergiram nove artigos pertinentes face à proposta. A compreensão da transpessoalidade sob uma perspectiva interdisciplinar mostrou-se como necessária para o alcance de um cuidar mais integral ao ser humano em sua complexidade. A análise e discussão desenvolvida no enlace dos conceitos teóricos, com as experiências observadas na revisão de literatura, implicam no subsídio para o desenvolvimento de um cuidado de enfermagem mais ampliado, mais sensível às necessidades do outro, mais interactivo/intersubjectivo e vincular à pessoa humana. Concluímos que pensar transpessoalmente requer perceber o homem como multidimensional, sistêmico, psicológico, quântico, total, cuidado e intersubjectivo - Transpessoal. Para tanto, faz-se necessário um novo paradigma de ensino-aprendizagem que desenvolva um conhecer-ser-saber-fazer a interdisciplinaridade na práxis de cuidados da enfermagem actual.^len^aThe aim of the study was to carry out a comprehensive theoretical and multidisciplinary reflection on the concept of transpersonality, which could underpin multidimensional care of human beings. This is a multidisciplinary theoretical paper developed from nursing, sociology and psychology references with contributions from quantum physics, biology and anthropology in parallel with the state of the art. The data for the literature review were collected from the Virtual Health Library (LILACS, SciELO and MEDLINE) and SCOPUS with the descriptor ‘transpersonal’. Nine relevant articles emerged according to the proposal. Understanding transpersonality within an interdisciplinary perspective proved to be necessary to achieve more integrated care for human beings in their complexity. The analysis and discussion was developed by linking the theoretical concepts with the experiences observed in the literature review to underpin the development of an expanded form of nursing care, more sensitive to the needs of the other, more interactive/intersubjective and bound to human beings. We conclude that thinking transpersonally requires us to see human beings as multidimensional, systemic, psychological, quantum, total, cared for, intersubjective - Transpersonal. Thus, a new teaching and learning paradigm is needed that develops a knowing-being-knowing how-doing of interdisciplinarity in the praxis of today’s nursing care.^les^aSe trata de un estudio que tuvo como objetivo tejer una reflexión teórica comprehensiva y multidisciplinar de la transpersonalidad capaz de subsidiar un cuidado multidimensional al ser humano. Se encuadra en un artículo teórico multidisciplinar desarrollado a partir de referencias de enfermería, sociología y psicología con contribuciones de otras ciencias en transversalidad con el estado del arte. Los datos para revisión literaria fueron recolectados a partir de la Biblioteca Virtual de Salud (LILACS, SciELO y MEDLINE) y SCOPUS con el descriptor: transpersonal. Emergieron nueve artículos pertinentes a la propuesta. La comprensión de la transpersonalidad bajo una perspectiva interdisciplinar se ha mostrado como necesaria para el alcance de un cuidar más integral al ser humano en su complexidad. El análisis y discusión desarrollados en el enlace con los conceptos teóricos con las experiencias observadas en la revisión literaria interfieren en el subsidio para el desarrollo de un cuidado más ampliado, más sensible a las necesidades, más interactivo/intersubjectivo y vinculado a la persona humana. Concluimos que pensar transpersonalmente requiere percibir el hombre como multidimensional, sistémico, psicológico, cuántico, total, cuidado e intersubjectivo/transpersonal. Para eso, se hace necesario un nuevo paradigma de enseñanza-aprendizaje que desarrolle un conocer-ser-saber-hacer la interdisciplinaridad en la praxis de cuidados de la enfermería actual.

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