serIII 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

FERNANDES, Isabel Maria Ribeiro. Os medos dos enfermeiros em situação de doença própria. []. , serIII, 3, pp.57-65. ISSN 0874-0283.

A experiência de doença revela-se um acontecimento singular na vida de cada indivíduo, estando directamente relacionado com as características pessoais e com o contexto onde se desenvolve, projectando-se pela vida fora e determinando o ser que é, e aquele em que se pode tornar. O objectivo deste artigo é conhecer quais os medos mais comummente sentidos pelos enfermeiros no processo de vivência de doença própria. A presente investigação enquadra-se no paradigma da investigação qualitativa, descritiva e fenomenológica. Os informantes do estudo foram 15 enfermeiros que vivenciaram uma situação de doença marcante desde 2003 e que já reiniciaram funções, há pelo menos um ano. Foram realizadas entrevistas de profundidade e posteriormente analisadas segundo a metodologia de Giorgi. Os enfermeiros, como qualquer outro ser humano nestas circunstâncias, experienciam sentimentos de medo a vários níveis, constatando-se algumas particularidades associadas à sua profissão, podendo-se destacar o medo da avaliação por parte dos seus pares e do desconhecido, associado ao poder do saber e à expectativa criada.

: medos; vivência de doença; enfermeiros; fenomenologia.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License