serIII 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

APOSTOLO, João et al. Perturbações afectivo-emocionais em contexto de cuidados de saúde primários. []. , serIII, 3, pp.67-74. ISSN 0874-0283.

Contexto: O estudo desenvolve-se no contexto do projecto “Ansiedade e Stresse em Cuidados de Saúde Primários” integrado na linha de investigação “Bem-Estar, Saúde e Doença” da Unidade de Investigação da Escola superior de Enfermagem de Coimbra. Objectivos: Descrever os níveis de depressão, ansiedade e stresse de utilizadores de um centro de saúde urbano/rural, analisar as diferenças de género e a relação entre depressão, ansiedade, stresse e idade. Método: Estudo descritivo analítico, aplicando a versão portuguesa da DASS-21 a uma amostra consecutiva (n=441). Resultados: 40% a 50% dos indivíduos apresentam algum grau de perturbação afectivo-emocional (depressão, ansiedade ou stresse). Foram identificados níveis severos ou muito severos de ansiedade e stresse em mais de 17% dos indivíduos e níveis severos ou muito severos de depressão em 12%. As mulheres apresentam níveis médios de depressão, ansiedade e stresse mais elevados que os homens. Depressão, ansiedade e stresse estão forte e positivamente associados. Os indivíduos com idade superior a 65 anos apresentam valores de depressão, ansiedade e stresse mais elevados. Conclusão: Com base nos resultados, dever-se-ão desenvolver estratégias de intervenção individual e comunitária para a promoção da saúde mental e prevenção da doença, particularmente, junto das mulheres e da população idosa.

: depressão; ansiedade; stress psicológico; cuidados de saúde primários.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License