serIII 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MARIANO, Grasielly Jeronimo dos Santos. Relactação: Identificação de práticas bem sucedidas. []. , serIII, 3, pp.163-170. ISSN 0874-0283.

Contexto: A Relactação é um termo utilizado para mulheres que já estiveram grávidas em algum momento da vida e querem voltar a produzir leite para alimentar um bebê, biológico ou não. Objetivo: O objetivo deste estudo é conhecer o número de mulheres que consegue relactar com sucesso, após terem sido submetidas à prática da relactação. Metodologia: Estudo de revisão integrativa de pesquisas primárias encontradas nas principais bases de dados como MEDLINE, LILACS, IBECS e Revista de Enfermagem Referência, onde 10 investigações foram incluídas na amostra para conhecer o número de mulheres que conseguiram relactar, após terem sido submetidas aos processos desta técnica. Resultados: Diante de um universo de 1.295 mulheres que se submeteram à Relactação, 1.135 conseguiram voltar a produzir leite, representando 87,6 % do total. Conclusão: Conclui-se que as hipóteses de sucesso são altas e justificam os esforços despendidos pela mãe, pelo lactente, família e sociedade. Cabe aos profissionais utilizar as informações evidenciadas para a construção de estratégias ricas em argumentos pró-aleitamento, não para persuadir, mas para ajudar as mães a manter as suas decisões e re-estabelecerem a produção láctea em favor de si e do seu bebê.

: aleitamento materno; desmame; lactação.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License