serIII 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

GRACA, Luís Carlos Carvalho; FIGUEIREDO, Maria do Céu Barbiéri    CARREIRA, Maria Teresa Conceição. Contributos da intervenção de enfermagem de Cuidados de Saúde Primários para a transição para a maternidade. []. , serIII, 4, pp.27-35. ISSN 0874-0283.

A transição para a maternidade caracteriza-se por um compromisso intenso e envolvimento ativo que requer a reestruturação de responsabilidades e comportamentos. Engloba tarefas relacionadas com a satisfação pessoal, relação com a família de origem e com o cônjuge/companheiro, aceitação do bebé e reestruturação da identidade materna. Enquanto a mulher não desenvolve a perícia e formas particulares de gerir as necessidades, os profissionais de saúde são um recurso importante para o desempenho do novo papel. No estudo analisamos o contributo de intervenções de enfermeiras de Cuidados de Saúde Primários, na promoção da transição para a maternidade. Trata-se de um desenho quasi-experimental, longitudinal, com uma amostra de 134 primíparas, com colheita de dados ao terceiro trimestre de gravidez, primeiro e sexto mês após o parto, tendo-se utilizado a escala Maternal Adjustment and Maternal Attitudes (Kumar, Robson e Smith, 1984), na versão portuguesa de Figueiredo, Mendonça e Sousa (2004). A variável independente assumiu os modos: consulta individual; curso de preparação para o parto/parentalidade; e visita domiciliária. Os resultados evidenciam evolução positiva do ajustamento à maternidade nas dimensões sintomas somáticos e atitudes perante a gravidez e o bebé e evolução negativa da imagem corporal e relação conjugal. A intervenção de Enfermagem não teve efeitos significativos.

: cuidados de enfermagem; maternidade; transição para a maternidade.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License