serIII 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SOUSA, Joana; SILVA, Abel    MARQUES, Paulo. Estratégias do membro da família prestador de cuidados face às manifestações de confusão do seu familiar. []. , serIII, 4, pp.59-67. ISSN 0874-0283.

Estudo realizado com o objetivo de identificar as manifestações de Confusão Aguda (CA) que os doentes apresentam em casa, e as estratégias utilizadas pelo Membro da Família Prestador de Cuidados (MFPC) para lidar com essas manifestações. Face a essas intenções, utilizou-se uma estratégia metodológica em duas fases, uma primeira em ambiente hospitalar, recorrendo se a uma abordagem quantitativa e uma segunda em casa, suportada na metodologia do estudo de caso. Para a identificação dos elementos da amostra, num primeiro momento foi aplicada a Neecham Confusion Scale (NCS) aos doentes internados numa instituição hospitalar, tendo-se averiguado, um mês após a alta, o destino dos que apresentaram Confusão Aguda (CA). Constatou-se, então, que apenas 17,3% dos doentes, regressaram a casa. Destes, após avaliação com a NCS, selecionaram se aqueles que ainda mantinham confusão, para efetuar uma entrevista semiestruturada aos seus MFPC com o intuito de responder aos objetivos de estudo. Do discurso dos participantes emergiram três categorias relativas às manifestações de confusão: alterações psicomotoras; orientação e comportamento social inapropriado; e duas respeitantes às estratégias: estratégias não farmacológicas e estratégias farmacológicas. Além destas foi referenciada pelos MFPC, incapacidade de agir. São necessários outros estudos, em amostra maior, para uma melhor compreensão da problemática.

: confusão; cuidadores.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License