serIII 5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MELO, Elizabeth Mesquita et al. Avaliação dos fatores interferentes na adesão ao tratamento do cliente portador de pé diabético. []. , serIII, 5, pp.37-44. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1107.

A diabetes é uma doença crónica que exige adaptações na vida do cliente. O estudo objetivou avaliar a adesão do cliente portador de pé diabético ao tratamento. Estudo descritivo, quantitativo, realizado numa instituição especializada em diabetes, em Fortaleza-CE, com 45 clientes portadores de pé diabético. Os dados foram colhidos nos meses de fevereiro e março de 2009, expostos em gráficos e tabelas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa da Universidade de Fortaleza. Os clientes foram esclarecidos sobre o estudo, com participação voluntária. A maioria era do sexo masculino, na faixa etária de 50 a 79 anos e casados. Os principais fatores que interferem na adesão ao tratamento incluem: a baixa escolaridade, o nível socioeconómico, o déficit de conhecimento acerca da doença e a dificuldade de acesso ao serviço de saúde. A maioria dos clientes utilizava produtos caseiros para a cura da lesão, demonstrando crença em experiências anteriores. É fundamental que o cliente seja encorajado a assumir a responsabilidade de seu cuidado, enfatizando a necessidade das mudanças no estilo de vida.

: avaliação; tratamento; pé diabético.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License