serIII 5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

MARTINEZ-GALIANO, Juan Miguel. Implementação do novo modelo de atendimento ao parto: Atitude dos profissionais. []. , serIII, 5, pp.65-71. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1120.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda seguir uma pauta de atenção ao parto de forma mais humanizada. Em Espanha pôs-se em marcha uma estratégia para fomentar a atenção do parto de baixa intervenção. Objectivos: conhecer de que forma, perante esta nova realidade, os profissionais implicados na atenção de saúde das mulheres em trabalho de parto se têm adaptado à nova tendência de assistência ao parto e de que forma as mesmas valorizavam este tipo de atenção. Metodologia: estudo observacional descritivo cujos sujeitos de estudo são as mulheres que deram à luz e os profissionais implicados na atenção ao parto do Hospital San Juan de la Cruz de Úbeda (Espanha). Utilizou-se um questionário de elaboração própria e realizou-se uma análise descritiva dos dados através de frequências absolutas, relativas, médias e desvio padrão. Resultados: os profissionais, na maioria, estão satisfeitos, motivados e têm-se adaptado às novas práticas de assistência ao parto. As mulheres estão satisfeitas com a atenção recebida durante o parto. Conclusão: o novo modelo de atenção ao parto tem sido incorporado pelos profissionais da saúde, o que faz com que as mulheres estejam satisfeitas com os bons resultados obstétricos e neonatais.

: parto normal; enfermeira obstetra; assistência perinatal; atenção ao parto.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License