serIII 5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

LIMA, Dayane França Braz; BRAGA, André Luiz de Souza; FERNANDES, João Luiz    BRANDAO, Euzeli da Silva. Sistema de informação em saúde: conceções e perspetivas dos enfermeiros sobre o prontuário eletrónico do paciente. []. , serIII, 5, pp.113-119. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1146.

^lpt^aDiante da tecnologia do prontuário eletrónico do paciente (PEP) como recurso facilitador das ações de saúde, sobretudo na prática hospitalar do profissional enfermeiro, este estudo objetivou identificar as conceções dos enfermeiros sobre o PEP e descrever as perspetivas desses profissionais quanto à implantação desta ferramenta na instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva-exploratória, realizada através de uma entrevista semiestruturada a 10 enfermeiros responsáveis pelas unidades de internação de um hospital universitário onde este sistema ainda não foi implementado. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo, emergindo as seguintes categorias: prontuário eletrónico do paciente: um conhecimento a ser conquistado pelos enfermeiros, e perspetivas do enfermeiro sobre o PEP. Apesar de ainda não trabalharem com este sistema de informação no hospital, os enfermeiros consideram o PEP como um processo facilitador, o que demonstra existir perspetivas positivas para sua implantação. Entretanto, foi apontada a necessidade de capacitações e de estrutura para alicerçar a implantação do sistema na instituição.^len^aLooking at the technology of the electronic patient record (EPR) as a facilitating resource for healthcare services, especially in hospital practice of professional nursing, the aim of this study was to identify nurses’ views on the PEP and describe the perspectives of these professionals regarding the implementation of this tool in the institution. It is a qualitative exploratory-descriptive type study, performed through semi-structured interviews with 10 nurses who are responsible for the inpatient units of a university hospital where this system has not yet been implemented. The data were analyzed using content analysis. The following categories emerged: Electronic Patient Record: knowledge to be gained by nurses and nurses’ perspectives on the ERP. Although this information system is not yet used at the hospital, nurses see the EPR as a facilitating process, which shows that there is a positive outlook for its implementation. However, they pointed out the need for capacity training and structure to base implementation of the system at the institution.^les^aAnte la tecnología electrónica del expediente clínico del paciente (“Prontuário Eletrónico do Paciente” - PEP) como recurso facilitador de acciones de salud, especialmente en la práctica hospitalaria del profesional enfermero, este estudio tuvo como objetivo identificar las concepciones de los enfermeros sobre el PEP y describir las perspectivas que tienen estos profesionales sobre el despliegue de esta herramienta en la institución. Se trata de una investigación cualitativa de corte descriptivo y exploratorio, realizada por medio de una entrevista semi-estructurada con 10 enfermeros responsables de unidades de internamiento de un hospital universitario donde este sistema todavía no se ha aplicado. Los datos fueron analizados mediante el método de análisis de contenido y surgieron las siguientes categorías: expediente electrónico del paciente: un conocimiento a ser conquistado por los enfermeros, y perspectivas del enfermero sobre el PEP. Apesar de que aún no trabajen con este sistema de información en el hospital, los enfermeros consideran el PEP como siendo un proceso facilitador, lo cual demuestra que existen perspectivas positivas para su despliegue. Sin embargo, se señaló la necesidad de capacitación y estructura para sostener el despliegue del sistema dentro de la institución.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License