serIII 8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

NUNES, Claudia    LOBO, Alexandrina. Estudo das dimensões da qualidade de vida nos pacientes hemodialisados. []. , serIII, 8, pp.39-45. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1215.

A hemodiálise é responsável por alterações significativas na qualidade de vida (QV) dos utentes com insuficiência renal crónica. Este estudo tem o objetivo de avaliar a QV relacionada com a saúde, bem como os fatores que lhe estão associados. Metodologia: trata-se de um estudo transversal, descritivo-correlacional, empregando o questionário kidney disease and quality of life- short form (KDQOL-SF) em 52 sujeitos selecionados aleatoriamente. Os nossos resultados indicam que os sujeitos que efetuam diálise entre 1 a 5 anos referem menor QV comparativamente aos que se encontram em tratamento há menos de 1 ano ou há mais do que 5. Os homens demonstram melhor perceção da QV particularmente na função emocional do SF-36 e nos efeitos da doença na vida diária do ESRD. As dimensões mais afetadas são a saúde geral (SF-36) e o peso da doença renal (ESRD). Conclui-se que a QV, enquanto indicador do dinamismo e adaptabilidade à doença crónica, favorece o desenvolvimento de medidas de ação que permitam a melhoria dos cuidados a estes utentes.

: qualidade de vida; hemodiálise; crónico.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License