serIII 8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

CORREIA, Maria Amélia Meireles Lima da Costa Peres    COSTA, Maria Arminda Mendes. Perceção do cuidar de um grupo de estudantes finalistas de enfermagem. []. , serIII, 8, pp.75-83. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII11119.

^lpt^aO presente estudo enquadra-se no âmbito do ensino em enfermagem, incidindo sobre o processo ensino/aprendizagem do cuidar. Ao longo do percurso formativo os estudantes adquirem uma conceção do cuidar, que importa seja reveladora de uma posição harmoniosa entre as diferentes dimensões que o cuidar encerra. Foi nosso objetivo - conhecer a perceção do cuidar de um grupo de estudantes finalistas de enfermagem. É um estudo exploratório - descritivo de natureza quantitativa. A colheita de dados foi efetuada através da aplicação da “ Escala de avaliação do Significado de Cuidar - EASC” da autoria de Bison (2003, p. 26-28). A amostra é constituída por 197 estudantes finalistas de uma Escola Superior de Enfermagem Portuguesa. Os resultados evidenciam que os estudantes em fase de conclusão do curso, valorizam mais o cuidar enquanto interação interpessoal e como intervenção terapêutica, sendo o cuidar como afeto e o cuidar como imperativo moral ou ideal as dimensões menos valorizadas. Os resultados parecem orientar para a necessidade de uma avaliação sistemática dos resultados obtidos ao longo e no final do processo ensino/aprendizagem de modo a que o processo formativo culmine numa aprendizagem global onde o cuidar seja o resultado da valoração harmonizada das diferentes dimensões que o compõem.^len^aThe present study falls within the scope of nursing education, focusing on the teaching/learning process of care. In the course of their training, students should gain a conception of care that incorporates the different dimensions of caring. Our goal was to identify the perception of caring in a group of graduate students in nursing. This is an exploratory, quantitative, descriptive study. Data collection was performed by administering the “Scale to assess the meaning of care - EASC” authored by Bison (2003, p. 26-28). The sample consists of 197 final year students at the Portuguese School of Nursing. The results show that students nearing completion of the course value caring most when it involves interpersonal interaction and therapeutic intervention, and values less care as affective and caring as a moral imperative or ideal. The results seem to point to the need for a systematic evaluation of these results both during and at the end of the teaching/learning process so that the training process culminates in global learning where care is the result of a harmonious assessment of its different dimensions.^les^aEl presente estudio se inscribe en el ámbito de la educación de enfermería centrándose en el proceso de enseñanza/aprendizaje del cuidar. A lo largo su trayecto formativo, los estudiantes adquieren una concepción del cuidar, la cual debe revelar una posición armoniosa entre las diferentes dimensiones que comporta el cuidar. Nuestro objetivo fue conocer la percepción del cuidar a un grupo de pasantes de enfermería. Se trata de un estudio exploratorio - descriptivo de corte cuantitativo. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de la “Escala de evaluación del Significado del Cuidar - EASC”, escrito por Bison (2003, p. 26-28). La muestra consta de 197 estudiantes del último semestre de una Escuela Superior de Enfermería portuguesa. Los resultados muestran que los estudiantes a punto de concluir la carrera, valoran más el cuidar como interacción interpersonal y como intervención terapéutica, siendo que el cuidar como afecto y como un imperativo moral o ideal revelan ser las dimensiones menos valoradas. Los resultados parecen apuntar hacia la necesidad de una evaluación sistemática de los resultados obtenidos a lo largo y al final del proceso de enseñanza/aprendizaje de modo a que el proceso formativo culmine en un aprendizaje global, donde el cuidar sea el resultado de la valoración armonizada de las diferentes dimensiones que lo componen.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License