serIII 8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

FREDERICO-FERREIRA, Manuela    SILVA, Cristiana Filipa Ribeiro da. Reformas da gestão na saúde: desafios que se colocam aos enfermeiros. []. , serIII, 8, pp.85-93. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1238.

Com o intuito de tornar a Administração Pública mais eficiente emergiu um novo modelo de gestão que se refletiu nos serviços de saúde e, consequentemente, nos enfermeiros. Assim, pretendeu-se conhecer quais os desafios, considerados pelos enfermeiros, que se colocam à profissão de Enfermagem perante estas mudanças. Este estudo é do tipo descritivo, com o recurso a técnicas de análise qualitativa, realizado a partir de um questionário auto preenchido. As respostas à questão em estudo foram analisadas através do programa NVivo. Da análise emergiram três categorias centrais designadas de: valorização da profissão; carreira de enfermagem; e formação e investigação. Os Enfermeiros consideram que a profissão não é valorizada ou reconhecida, além disso, referem que as alterações na carreira de enfermagem, advindas da Nova Gestão Pública, não se adequam à prática e impossibilitam a progressão e a remuneração justa. Os participantes realçam que é caminhando para a autonomia e construção do seu próprio corpo de conhecimentos que a Enfermagem poderá enfrentar estes desafios. Considera-se relevante a continuação da realização de estudos que abordem o impacto das reformas nos enfermeiros, incluindo diferentes variáveis. É igualmente relevante que estes resultados sejam tidos em conta pelos gestores e responsáveis.

: nova administração pública; enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License