serIII 8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

PAULA, João Miguel Pulquério de. Estilos parentais, inteligência emocional e o enfant terrible: relações, implicações e reflexões. []. , serIII, 8, pp.155-162. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1203.

^lpt^aExiste uma forte evidência científica que sustenta a relação estreita entre o estilo educacional e as práticas a ele associadas, como preditores e determinantes fulcrais do desenvolvimento psicossocial da criança/adolescente. Com efeito, objetiva-se compreender que influências exerce a parentalidade, mormente a componente emocional e o controlo na aquisição de competências emocionais e sociais dos jovens. A metodologia consistiu numa reflexão crítica sobre a revisão da literatura efetuada. Conclui-se que o estilo autoritativo é uma praxis parental que potencia a inteligência emocional, com ênfase numa supervisão adequada e métodos disciplinares moderados, revelando-se fundamental para o desenvolvimento de adultos emocionalmente competentes, evitando problemas de internalização e externalização do comportamento.^len^aThere is strong scientific evidence supporting the close relationship between the educational style, and practices associated with it, as key predictors and determinants of psychosocial development of children and adolescents. The objective of this paper is to understand the influence that parenting has, especially the emotional component and control in the acquisition of emotional and social skills of the young. The methodology consisted in a critical reflection on the literature review carried out. It is concluded that the authoritative style, a parental praxis that maximizes emotional intelligence, with emphasis on proper supervision and moderate disciplinary methods is fundamental to the development of emotionally competent adults preventing, this way, behavioral problems such as internalizing or externalizing.^les^aExisten fuertes evidencias científicas que sostiene la estrecha relación entre el estilo educativo y las prácticas asociadas a este, como predictores clave y determinantes esenciales del desarrollo psicosocial de los niños/adolescentes. De hecho, el objetivo es entender qué influencia ejerce la paternidad, especialmente el componente emocional y el control en la adquisición de competencias emocionales y sociales de los jóvenes. La metodología consistió en una reflexión crítica sobre la revisión de la literatura realizada. Se concluye que el estilo autoritativo es una praxis parental que potencia la inteligencia emocional, centrada en una supervisión adecuada y unos métodos disciplinares moderados. Es fundamental para el desarrollo de adultos emocionalmente competentes y evita problemas de internalización y externalización del comportamiento.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License