serIII 8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

PAULA, João Miguel Pulquério de. Estilos parentais, inteligência emocional e o enfant terrible: relações, implicações e reflexões. []. , serIII, 8, pp.155-162. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1203.

Existe uma forte evidência científica que sustenta a relação estreita entre o estilo educacional e as práticas a ele associadas, como preditores e determinantes fulcrais do desenvolvimento psicossocial da criança/adolescente. Com efeito, objetiva-se compreender que influências exerce a parentalidade, mormente a componente emocional e o controlo na aquisição de competências emocionais e sociais dos jovens. A metodologia consistiu numa reflexão crítica sobre a revisão da literatura efetuada. Conclui-se que o estilo autoritativo é uma praxis parental que potencia a inteligência emocional, com ênfase numa supervisão adequada e métodos disciplinares moderados, revelando-se fundamental para o desenvolvimento de adultos emocionalmente competentes, evitando problemas de internalização e externalização do comportamento.

: educação infantil; emoções; controlo; comportamento.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License