serIII 9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

FERREIRA, Manuela Frederico    LOUREIRO, Cândida. Motivos para a procura de mestrados: estudo exploratório com enfermeiros. []. , serIII, 9, pp.67-74. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1264.

^lpt^aAo longo dos anos tem-se assistido a um aumento de mestrados a funcionar em Portugal. Não obstante razões pessoais e profissionais para a decisão de investir na formação, atualmente a procura de mestrados está a decrescer. Face a esta realidade importa conhecer fatores que determinam a escolha, para poder tornar a oferta mais atrativa no momento da tomada de decisão dos candidatos. É objetivo deste estudo: identificar os motivos que influenciam a tomada de decisão dos enfermeiros na escolha do mestrado e na escolha da instituição onde será realizado. É um estudo qualitativo exploratório, com amostra de conveniência de 39 enfermeiros a frequentar curso de mestrado em 2011-2012. A recolha de dados foi realizada por questionário com questões abertas. Da análise de conteúdo, salientamos como razões para a escolha do curso a perspetiva de progressão na carreira e a motivação para a área do conhecimento. Na escolha da instituição evidenciamos proximidade, custos, conhecimento prévio, referência de outrem, credibilidade, qualidade do ensino e o plano curricular. As razões para a escolha do curso são a necessidade de formação, a perspetiva de progressão na carreira e a motivação. Para a escolha da instituição, as razões são instrumentais, afetivas, institucionais e pedagógicas.^len^aThe past few years have witnessed an increase in the number of Master’s-qualified nurses working in Portugal. However, despite personal and professional reasons for the decision to invest in training, at present the demand is decreasing. In the light of this, it is important to know what factors determine the choice, in order to make the offer more attractive at the time when candidates are making decisions. The aim of the study was to identify the reasons that influence nurses’ decision-making in the choice of Master’s degree and the choice of institution where it will be undertaken. This was an exploratory qualitative study, carried out with 39 nurses attending a Master’s course in 2011-2012. Data collection was performed using mailed questionnaires with open questions. Content analysis was used to identify reasons for choosing the course, the perspective regarding career development, and the motivation for the area of knowledge. Choice of institution was influenced by proximity and costs, prior knowledge, the opinions of other people, and institutional and pedagogical features, including credibility, quality of teaching and curriculum. Reasons for choosing the course were the perspective on career development and motivation regarding the area of knowledge. For choice of institution, the reasons were instrumental, affective, institutional and pedagogical.^les^aEn los últimos años se ha producido un aumento de los másteres ofertados en Portugal. Sin embargo y a pesar de las razones personales y profesionales para invertir en formación, en la actualidad, la búsqueda de másteres se encuentra en declive. Teniendo en cuenta este hecho es importante saber qué factores determinan la elección, con el fin de hacer la oferta más atractiva en el momento de la toma de decisiones de los candidatos. El objetivo de este estudio es, por tanto, identificar las razones que influyen en la toma de decisiones de los enfermeros en la elección de los másteres y la elección de la institución donde se va a realizar. Es un estudio cualitativo, exploratorio, con 39 enfermeros que asisten al máster en el curso académico 2011-2012. La recopilación de datos se realizó mediante un cuestionario con preguntas abiertas. El análisis del contenido señala como razones para elegir el máster la perspectiva de desarrollo profesional y motivación para el área de conocimiento y, en relación a la institución, la cercanía, el coste, los conocimientos previos, la referencia, la credibilidad, la calidad de la enseñanza y el currículo. Las razones para elegir el máster: perspectiva de desarrollo profesional y motivación para el área de conocimiento. Para elegir la institución: instrumentales, afectivas, institucionales y pedagógicas.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License