serIII 9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

AVELINO, Ana Clara Almeida et al. O cuidado ao idoso portador de transtorno mental sob a ótica da família. []. , serIII, 9, pp.75-83. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1291.

Com a tendência para o crescimento da população idosa no mundo, surge também o crescimento do número de casos de doenças, entre as quais doenças mentais. O aparecimento da enfermidade mental e as suas consequências representam um desafio para os profissionais de saúde e principalmente para as famílias, que precisam de ajustamentos para enfrentar os eventuais conflitos e dificuldades que surgirão no seu quotidiano. Objetivou-se com este trabalho investigar junto aos familiares as dificuldades encontradas no cuidado ao idoso portador de transtorno mental. Analisaram-se, também, as orientações oferecidas pelos profissionais de enfermagem a estes cuidadores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, realizada nos CAPS II e III, com 14 familiares e/ou cuidadores, do município de Campina Grande/PB/Brasil. Para coleta do material empírico, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, cuja análise foi conduzida segundo a técnica de discurso do sujeito coletivo proposto por Lefévre e Lefévre. Como critérios éticos, foram obedecidas as regulamentações da resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados evidenciam que a família do idoso portador de transtorno mental demonstra dificuldades para o cuidado considerando-o um problema. As incapacidades apresentadas pelos idosos nas atividades quotidianas, deixam-nos dependentes dos seus cuidadores, provocando com isso prejuízos financeiros e impaciência dos cuidadores.

: idoso; cuidador; enfermagem psiquiátrica.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License