serIII 9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

OLIVEIRA, Amélia do Sameiro da Silva    MARTINS, José Carlos Amado. Ser enfermeiro em Suporte Imediato de Vida: Significado das Experiências. []. , serIII, 9, pp.115-124. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1287.

Contexto: O contexto de trabalho em Ambulância de Suporte Imediato de Vida é recente e ainda pouco ou nada estudado. Os desafios para o enfermeiro neste contexto são muitos, assim como as oportunidades de melhoria. Objetivo: conhecer o significado das experiências dos enfermeiros a trabalhar neste contexto específico. Método: Trata-se de um estudo fenomenológico, com colheita de informação por entrevista semiestruturada. Foram realizadas nove entrevistas a enfermeiros a exercer funções em cinco ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, em setembro e outubro de 2010. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e analisadas, seguindo os passos estabelecidos por Amadeo Giorgi. Resultados: Da análise dos achados foram identificados cinco temas centrais: ser enfermeiro em Suporte Imediato de Vida; experiências marcantes positivas; experiências marcantes negativas; desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanas; e reconhecimento social. Conclusões: pela sua formação base e competências específicas, o enfermeiro é um recurso humano importante na área da prestação de socorro pré-hospitalar. Tal é sentido como um desafio, com as várias experiências a ajudar na construção da perícia e a reforçar o carácter único dos cuidados prestados pelos enfermeiros em emergência pré-hospitalar.

: enfermagem em emergência; serviços médicos de emergência; sistema médico de emergência.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License