serIII 9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

SANTOS, Eliandro de Souza    MARINHO, Carina Martins da Silva. Principais causas de insuficiência renal aguda em unidades de terapia intensiva: intervenção de enfermagem. []. , serIII, 9, pp.181-189. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1272.

Introdução: A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é uma complicação comum no hospital e a sua incidência varia de acordo com a gravidade do paciente. Objetivos: Identificar as principais causas de IRA em pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI); e descrever as intervenções de enfermagem para as causas de IRA em UTI. Metodologia: Revisão da literatura realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, Jornal Brasileiro de Nefrologia, Revista Brasileira de Enfermagem e Revista Brasileira de Terapia Intensiva. Resultados: As principais causas encontradas foram a sépsis, o choque sético e as doenças respiratórias e cardiovasculares. Obteve-se como principais intervenções de enfermagem a prevenção de choque, a regulação hemodinâmica e o controle ácido-básico e da infeção. Conclusão: O presente estudo fornece as ações de enfermagem de acordo com a Classificação das Intervenções de Enfermagem (Nursing Intervention Classification - NIC), para que o enfermeiro possa identificar precocemente e de forma sistematizada as alterações no quadro clínico, prevenindo disfunções renais e/ou minimizando complicações.

: insuficiência renal; unidades de terapia intensiva; cuidados de enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License