serIII 10 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

OLIVEIRA, Valéria Conceição de et al. Situação vacinal da hepatite B de estudantes da área da saúde. []. , serIII, 10, pp.119-124. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII12100.

^lpt^aA hepatite B é um importante fator de risco para estudantes da área da saúde, pois estes mantêm um contacto permanente com pacientes por meio de atividades práticas em estabelecimentos de saúde. Este estudo objetivou verificar a situação vacinal dos estudantes da saúde e descrever o conhecimento destes sobre a forma de contágio da hepatite B. Trata-se de um inquérito vacinal realizado na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Foram aplicados 392 questionários e avaliada a situação vacinal. Os dados foram processados no EPI-INFO 6.0. A análise apontou que 51,2% dos estudantes tinham o esquema completo da hepatite B. Entre os entrevistados, 53,1% relataram que tiveram contacto com material perfurocortante, sendo que 4,1% deles sofreram acidentes em suas práticas; 91,3% demonstraram ter o conhecimento do contágio através de materiais perfurocortantes; e 6,6% afirmaram desconhecer as formas de transmissão da doença. Os graduandos de saúde da UFSJ não estão adequadamente imunizados contra esse agravo e mais de metade deles tiveram contacto com perfurocortantes, o que expõe a vulnerabilidade dos estudantes na prática de ensino.^len^aHepatitis B is an important risk factor for healthcare students, because they are in permanent contact with patients through practical activities in healthcare facilities. The aim of this study was to verify the immunization status of healthcare students and describe their knowledge of the spread of hepatitis B. An immunization survey was conducted at the Federal University of São João Del Rei (UFSJ) in 2010. 392 questionnaires were administered to assess vaccination status. The data were processed using EpiData 3.1 and Epi Info 6.0. Analysis of vaccination status showed that 51.2% of students had had a complete course of hepatitis B vaccination. Among the respondents, 53.1% reported having had contact with perforating or cutting equipment, and 4.1% had suffered injuries during clinical practice, 91.3% demonstrated knowledge of contagion through cutting and piercing materials, while 6.6% reported not knowing the modes of transmission of the disease. Healthcare students of UFSJ are not adequately immunized against hepatitis B, and more than half have had contact with cutting or perforating equipment that exposes them to vulnerability during their education.^les^aLa hepatitis B es un factor de riesgo importante para los estudiantes en el área de la salud, ya que mantienen un contacto permanente con los pacientes a través de actividades prácticas en los centros de salud. Este estudio tuvo como objetivo verificar el estado de vacunación de los estudiantes y describir el conocimiento que estos tienen sobre la forma de contagio de la hepatitis B. Se trata de una encuesta de vacunación llevado a cabo en la Universidad Federal de São João del Rei (UFSJ). Se aplicaron 392 cuestionarios y se evaluó el estado de vacunación. Los datos se procesaron mediante el EPI-INFO 6.0. El análisis reveló que el 51,2% de los estudiantes tuvieron un curso completo de la hepatitis B. Entre los encuestados, el 53,1% informó haber tenido contacto con materiales cortopunzantes y el 4,1% de ellos sufrió lesiones en sus prácticas, el 91,3% demostró tener conocimiento de la infección a través de materiales cortopunzantes y el 6,6% admitieron no saber las formas de transmisión de la enfermedad. Los estudiantes del área de la salud de la UFSJ no están adecuadamente inmunizados contra esta enfermedad y más de la mitad de ellos tenían contacto con objetos cortopunzantes, lo cual demuestra la vulnerabilidad de los estudiantes durante la práctica de enseñanza-aprendizaje.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License