serIII 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Enfermagem Referência

 ISSN 0874-0283

BATALHA, Luís Manuel Cunha    MENDES, Vera Mónica Pessoa. Adaptação cultural e validação da versão portuguesa da Escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability: Revised (FLACC-R). []. , serIII, 11, pp.07-17. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII12101.

Contexto: As crianças com multideficiência apresentam comportamentos inespecíficos de dor, devido às suas limitações cognitivas e neuromusculares. Estes comportamentos são difíceis de diagnosticar e interpretar, o que tem contribuído para o sub-tratamento da dor. Objetivo: Traduzir e validar semântica e culturalmente a escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability - Revised (FLACC-R) para Português e avaliar as suas propriedades psicométricas (validade e fiabilidade) em crianças com multideficiência dos 4 aos 18 anos. Metodologia: Estudo metodológico com o desenvolvimento de painéis e aplicação da escala de forma simultânea e independente a 40 crianças selecionadas de forma aleatória. Resultados: O processo de validação cultural foi fácil de obter, apesar da necessidade de consenso em relação a alguns termos dos indicadores face, atividade e consolabilidade. A consistência interna calculada pelo a de Cronbach foi de 0,76. O nível de concordância entre observadores variou entre um valor de Kappa de 0,69 e 0,76. O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,97. Conclusão: A FLACC-R/PT quando utilizada em crianças com multideficiência dos 4 aos 18 anos internadas em serviços hospitalares revela ser válida e fiável. Porém, sugerem-se outros estudos e que a aplicação da escala seja feita por enfermeiros com formação em avaliação de dor.

: dor; validade; escala; criança.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License